Consórcio Novo Vale participa de reunião estratégica no Palácio dos Bandeirantes

O Consórcio Novo Vale esteve presente em uma reunião importante realizada nesta terça-feira, dia 7, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. O encontro contou com a participação do vice-governador Felício Ramuth e representantes das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, além de quinze consórcios públicos paulistas.

Os municípios da região foram representados pelo presidente do Consórcio e prefeito de São José do Barreiro, Alexandre de Siqueira Braga (Lê Braga), e pelo secretário executivo Prof. Luiz Gustavo. Os consórcios públicos participantes representam um total de 268 municípios do Estado de São Paulo, abrangendo uma população de aproximadamente 10.250.000 habitantes.

Durante a reunião, foram apresentadas três demandas prioritárias ao Governo do Estado, definidas após várias discussões técnicas: apoio para a aquisição de uma Unidade Móvel de Triagem e Classificação de Resíduos da Construção Civil; recursos para custeio dos consórcios públicos no âmbito do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISB-POA); e a regionalização da saúde, incluindo a participação dos consórcios públicos no recebimento de recursos da Tabela SUS Paulista. Um documento detalhando cada uma das reivindicações foi entregue ao vice-governador.

“A reunião foi de extrema importância para ampliarmos o diálogo com o Governo do Estado e solicitarmos demandas essenciais que impactam diretamente a vida de nossos munícipes”, avaliou Braga.

A articulação para a reunião com o vice-governador foi realizada durante um encontro dos consórcios em Araraquara, no dia 2 de maio. Na ocasião, foi debatida a necessidade de fortalecer as ações conjuntas e a articulação com os governos estadual e federal.

Os consórcios presentes ao encontro incluíram: CONCEN, CINORP, CIENSP, CICOP, CNVALE, Consórcio Intermunicipal Três Rios, CODEVAR, CERISO, CISNAP, CIMPE, CONDEMAR, CONDERG, CONGRAPAR, AMPAVA e CONSIMARES.