Consórcio Novo Vale participa de Workshop sobre Gestão Eficiente de Resíduos da Construção Civil em Araraquara

A equipe do Consórcio Novo Vale também teve a oportunidade de apresentar suas experiências exitosas com a operação da usina de resíduos nos municípios de Cachoeira Paulista e São José do Barreiro. Estas apresentações demonstraram como a colaboração intermunicipal pode gerar práticas inovadoras e sustentáveis na gestão de resíduos da construção civil.

Araraquara, 18 de abril de 2024 – Nesta semana, a equipe do Consórcio Novo Vale marcou presença no Workshop de Resíduos da Construção Civil - Gestão Eficiente da Usina Móvel de Reciclagem, realizado na cidade de Araraquara. O evento reuniu 14 consórcios do estado de São Paulo, proporcionando uma valiosa oportunidade para a troca de experiências e estratégias para a gestão eficiente de resíduos da construção civil.

Compartilhamento de Planejamentos e Cases de Sucesso

Durante o workshop, o CONCEN (Consórcio de Municípios da Região Central do Estado de São Paulo) apresentou seu planejamento detalhado para a operação de uma usina móvel de reciclagem de resíduos. Além disso, o CONDEMAT (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) compartilhou seu case de operação, destacando os desafios e as soluções implementadas para otimizar a gestão dos resíduos na sua região.

Assinatura de Ofício Conjunto

Um dos momentos mais significativos do evento foi a assinatura de um ofício conjunto, um compromisso firmado entre os consórcios participantes para ser entregue ao Governo do Estado. Este documento visa ampliar o diálogo e fortalecer as parcerias em prol dos municípios, buscando apoio e recursos para aprimorar a gestão de resíduos e outras iniciativas sustentáveis.

Construindo um Futuro Sustentável

O workshop destacou a importância da união e da colaboração entre os consórcios para enfrentar os desafios ambientais e de infraestrutura. O Consórcio Novo Vale continua a liderar esforços para promover um futuro mais sustentável e promissor para a região, trabalhando incansavelmente na implementação de soluções inovadoras e eficientes.

Próximos Passos

O Consórcio Novo Vale planeja continuar a expandir suas iniciativas em gestão de resíduos e sustentabilidade. As próximas etapas incluem a realização de novas capacitações, a busca por novas parcerias e a implementação de projetos que beneficiem diretamente os municípios consorciados.

Com o compromisso renovado e a troca de conhecimentos adquirida no workshop, o Consórcio Novo Vale reafirma seu papel como um agente transformador, dedicado a construir um ambiente mais sustentável e a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos da região. Juntos, estamos construindo um futuro mais sustentável e promissor para nossa região!