Consórcio Novo Vale realiza reunião ordinária com foco em manejo de resíduos e celebra conquistas

Guaratinguetá, 17 de abril de 2024 – O Consórcio Novo Vale promoveu mais uma reunião ordinária da Assembleia do Conselho de Prefeitos nesta quarta-feira, sediada no município de Guaratinguetá. O evento reuniu diversas autoridades locais e representantes de instituições parceiras, reforçando a importância da colaboração intermunicipal.

Apresentação do Sebrae sobre Manejo de Resíduos

Um dos destaques da reunião foi a participação da equipe do Sebrae, que apresentou a evolução do Plano de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, com um enfoque especial na economia circular. A apresentação abordou estratégias inovadoras para a gestão de resíduos, visando não apenas a redução do impacto ambiental, mas também a geração de valor econômico a partir do reaproveitamento de materiais. O Sebrae destacou cases de sucesso e as melhores práticas adotadas em outros municípios, incentivando a replicação dessas iniciativas na região.

Celebração e Reconhecimento

A reunião também foi um momento de celebração e reconhecimento. Foram entregues as placas referentes à participação do consórcio no Prêmio Prefeitura Empreendedora, na categoria Governança Territorial, uma conquista obtida através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) consorciado. Este prêmio é uma prova do comprometimento dos municípios consorciados com a excelência na gestão pública e a promoção do desenvolvimento local sustentável. O presidente do Consórcio Novo Vale e prefeito de São José do Barreiro, Alexandre de Siqueira Braga (Lê Braga), ressaltou a importância do prêmio como um incentivo para continuar inovando e buscando soluções eficientes para os desafios municipais.

Parceria com o Banco do Brasil

Durante a reunião, os representantes do Banco do Brasil apresentaram uma série de produtos e serviços voltados para o setor público. Entre as soluções destacadas, estavam linhas de crédito específicas para projetos de infraestrutura, programas de financiamento para iniciativas sustentáveis e serviços de consultoria financeira. A apresentação enfatizou como essas parcerias podem viabilizar projetos importantes, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.

Desenvolvimento Sustentável e Colaboração Intermunicipal

O Consórcio Novo Vale continua comprometido com a inovação e o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a colaboração entre os municípios e promovendo ações que visam a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Além do manejo de resíduos, o consórcio está engajado em diversas outras frentes, como a regionalização da saúde, a segurança alimentar através do Serviço de Inspeção Municipal, e a implementação de políticas públicas eficientes.

Próximos Passos

A reunião ordinária também serviu para delinear os próximos passos do consórcio. Entre as ações planejadas, estão a realização de novos workshops e capacitações em parceria com o Sebrae, a busca por novos recursos e financiamentos, e a ampliação das ações de comunicação para engajar ainda mais a população nos projetos de desenvolvimento sustentável.

Com uma visão de futuro e um forte espírito de colaboração, o Consórcio Novo Vale reafirma seu papel como um catalisador de inovação e eficiência na gestão pública, sempre buscando soluções que beneficiem todos os municípios consorciados e seus habitantes.